FERRAMENTAS NECESSÁRIAS

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
Ferramentas necessárias...Como ficar sem ?

08/05/2011 - DIA DAS MÃES

recado para orkut

DICAS E SUGESTÕES PARA O DIA DAS MÃES

Dia das Mães - Projeto Móbile de coração

• Recortar várias duplas de corações de diferentes tamanhos em cartolina branca. Com cola plástica colorida pedir aos alunos que pintem e enfeitem os corações do modo que quiserem.
• Recortar um fio de nylon de 1,5 m de comprimento e colar no meio das figuras, deixando um espaço de 10 cm entre elas.
• Por fim, escrever o nome do aluno (ou convidá-lo a escrever) em uma tira de cartolina e colar no final do fio.

Sugestão de dinâmica




Jogo: Flores mágicas

Motivação: contar a história de um jardim mágico, em que as flores voam para alcançar a princesa (que pode ser a professora ou as mães).
• Traçar no chão, com giz colorido, duas linhas distantes 3 metros uma da outra.
• Recortar silhuetas de flores em papel de seda colorido. Dar uma flor a cada aluno.
Partindo de uma das linhas, os alunos devem engatinhar, assoprando suas flores em direção à outra linha, onde está o jardim mágico (onde podem estar as mães).
Não há ganhadores para o jogo apenas a proposta da realização do trajeto e o treino do assoprar, muito recomendado como exercício, pelos fonoaudiólogos.



NÍVEIS DA ESCRITA


As fases de aquisição da escrita, segundo Emília Ferreiro, são:

1) fase pré-silábica


2) fase silábica


3) fase silábica-alfabética


4) fase alfabética


Cada fase com suas características:


1) Fase pré – silábica


- Sabe que a escrita é uma forma de representação;


- Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;


- Não compreende que a escrita é a representação da fala;


- Organiza as letras em quantidade ( mínimo e máximo de letras para ler);


- Vai direto para o significado, sem passar para sonora;


- Variação de letras – ALSI (elefante);



- Relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).


2) Fase silábica

A) Sem valor sonoro:


- Ainda não faz relação com o som com a grafia.


- Usa uma letra para representar cada sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro.

Exemplos:

BOLA __PT

CAVALO___BUP


B) Com valor sonoro:


- A escrita representa a fala;

- Percebe a relação de som com a grafia;

- Escreve uma letra para cada sílaba.

Exs.:

BOLA____OA ( valor sonoro só nas vogais )

BOLA____BL ( só usa consoantes )


3) Fase silábica-alfabética


- Apresenta a escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas;

- Alterna escrita silábica com alfabética.

Exs.:


CAVALO_____CVLU


TOMATE_____TOMT

4) Fase alfabética


- Faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas (letras);

- Escreve como fala.

Exs.:

CAVALO _______KAVALU

TOMATE_______ TUMATI

"... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa"
(Emília Ferreiro)

Como trabalhar com as fases da aquisição da escrita:
ESCRITA PRE-SILÁBICA

• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.


• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.


• Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;


• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos oudesenhos;


• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;

• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;

•Confeccionar gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho(número de letras).Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,palavras conhecidas).


• Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras, registrando-as;

ESCRITA SILÁBICA

• Fazer listas e ditados variados (dos alfabetizandos ausentes e/ou presentes, de livros de histórias, de ingredientes para uma receita, nomes de animais, questões para um projeto).

• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita;

.• Ditado de palavras do texto.

• Análise oral e escrita do número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto.

• Lista de palavras com a mesma silaba final ou inicial;

• Escrever palavras dado a letra inicial;

• Usar jogos e brincadeiras (forca, cruzadinhas, caça-palavras);

• Organizar supermercados e feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas,diário da turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;

• Propor atividades em dupla (um dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias,pesquisas, canções, parlendas e trava-línguas.

• Produção de textos, ditados, listas.

ESCRITA SILÁBICA-ALFABÉTICA

• Ordenar frases do texto;

• Completar frases, palavras, sílabas e letras das palavras dotexto;

• Dividir palavras em sílabas;

• Formar palavras a partir de sílabas;

• Ligar palavras ao número de sílabas;

•Produção de textos, ditados, listas.


ESCRITA ALFABÉTICA

• Investir em conversas e debates diários.

• Possibilitar o uso de estratégias de leitura, além da decodificação

.• Considerar o “erro” como construtivo e parte do processo de aprendizagem

.• Produção coletiva de diversos tipos de textos.

• Análise lingüística das palavras

.• Reescrita de texto(individual / coletiva)

• Revisão de texto.


• Atividades de escrita: complete, forca, enigma, stop, cruzadinha, lacunado, caça-palavra.


• Copiar palavras inteiras;


• Contar número de letra ou palavra de uma frase;


• Pintar intervalos entre as palavras;

• Completar letras que faltam de uma palavra;

• Ligar palavras ao número de letras e a letra inicial;

•Circular ou marcar letra inicial ou final;


Circular ou marcar letras iguais ao seu nome ou palavra-chave.

• Produção de textos, ditados, listas.

POEMA LIDO NO NOSSO ENCONTRO DO PROGRAMA LER E ESCREVER DE HOJE...24/05/11

Sou Lenda...

Porque as lendas são envoltas em Mistérios e Magias.

São uma criação dos caminhos da mente, da vaga imaginação.

Da liberação dos silêncios da alma...

Sou Lenda

Porque as lendas correm livres junto ao vento.

Buscando as vozes da memória para que alcancem,

As histórias perdidas no tempo.

Sou Lenda

Pelo desejo incontido que há em mim, de tornar possível.

O encontro entre a Lua e o Sol,

Diminuindo o entrave da dor...

Então... Sendo Lenda;

Posso cavalgar pelos sonhos,

Velejar pelos mares da sua saudade,

Passear, solta pelo seu pensamento.

Sendo Lenda:

Posso brincar na sua alegria, ser parte da sua emoção,

E caminhar tranqüila, pela sua ilusão...

Sendo Lenda;

Posso escrever meu nome em sua vida.

E me instalar no aconchego do seu coração.

Como uma sensação chegando pelo perfume do ar.

Sendo Lenda:

Posso ser parte de você.

Sem você perceber...

(Débora Böttcher)

LINDO POEMA DO PROGRAMA LER/ESCREVER

Oswaldo Montenegro

Metade

Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio.
Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca.
Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio.

Que a música que eu ouço ao longe seja linda, ainda que triste.
Que a mulher que eu amo seja sempre amada, mesmo que distante.
Porque metade de mim é partida e a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor,
Apenas respeitadas como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento.
Porque metade de mim é o que eu ouço, mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço.
Que essa tensão que me corroe por dentro seja um dia recompensada.
Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.
Que o espelho reflita em meu rosto o doce sorriso que eu me lembro de ter dado na infância.
Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade eu não sei...

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria para me fazer aquietar o espírito.
E que o teu silêncio me fale cada vez mais.
Porque metade de mim é abrigo, mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba.
E que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer.
Porque metade de mim é a platéia e a outra metade, a canção.

E que minha loucura seja perdoada.
Porque metade de mim é amor e a outra metade... também.

OBS: TODA SEMANA VOU TENTAR POSTAR OS TEXTOS QUE SÃO LIDOS NA NOSSA FORMAÇÃO,POIS SÃO LINDOS DEMAIS PRA FICAR SÓ COMIGO,QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS...!

BJUS...!

ESSE TEXTO FOI LIDO NA NOSSA FORMAÇÃO DE TERÇA-FEIRA NO PROGRAMA LER/ESCREVER...LINDO DEMAIS!!!

"VAMOS COMEMORAR COM CONSCIÊNCIA"


SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE O MEIO AMBIENTE





NOME: _____________________________

DATA: _____________         

PROFESSORA: ______________________

Objetivo: utilizar conhecimentos prévios e ampliar os mesmos, exprimindo opiniões e pensamentos por meio de carta destinada ao planeta, escrevendo um texto coeso, coerente e respeitando a estrutura do gênero.

DIA  MUNDIAL  DO  MEIO  AMBIENTE
UMA  CARTA  AO  PLANETA

1.      Leia a carta abaixo:

 Querido Planeta:

     Hoje é um dia muito especial para todas as pessoas ao redor do nosso planeta, pois é o Dia Mundial do Meio Ambiente.
     O dia 5 de junho nos lembra que devemos cuidar de você para que sempre tenhamos um lugar bom para viver.
     Meu nome é David Tagor e vivo em Israel. Meu país é pequeno, porém muito bonito. Moro na cidade de Ashdod, que é grande e moderna.
     Sou orgulhoso de minha cidade. Aproximadamente 200.000 pessoas moram aqui. Ela fica próxima ao mar e há um grande porto importante. Além disso, há muitos espaços verdes espalhados pela cidade, com parques para as crianças.
     Sou aluno da quarta série e minha escola se chama ‘Hazon Yaakov’. Há 450 alunos em minha escola, que não é muito grande. Há belas árvores muito verdes e flores coloridas ao redor da escola.
     Hoje, todos os alunos estão vestindo camisetas e bonés verdes, em homenagem à natureza. Sempre fazemos um mutirão para organizar melhor o ambiente. Equipes de meninos recolhem lixo pelas redondezas e as equipes de meninas são responsáveis por melhorar os ambientes. Costumamos começar pelo pátio da escola e separamos o lixo em latões destinados à reciclagem, que ficam atrás da escola. Grupos especiais são organizados pelos professores para plantar mais árvores e todos ficam felizes em ajudar.
     Estou lhe escrevendo esta carta para prometer que considerarei cada dia de minha vida como um Dia Mundial do Meio Ambiente. Prometo ainda ajudar meus familiares a entenderem como podem ajudar a preservar o meio ambiente.
     Não tenho palavras para agradecer as coisas maravilhosas que você nos oferece. Me resta apenas lhe ajudar com minhas pequenas ações.

                                                                                           Com muito amor,

                                                                                                                       David
    

2.      David teve uma bonita iniciativa ao escrever uma carta ao planeta. Releia a carta e perceba como ele a escreveu. Fique atento ao modo como começou, sobre o que falou do ambiente em que vive, a maneira como pretende melhorar o meio ambiente e as ações que ele e seus conhecidos fazem para preservar o mundo em que vive. Em seguida, reflita um pouco sobre o que você faz ou pode fazer para ajudar o planeta também e escreva sua carta ao Planeta


 




































































0 comentários:

Postar um comentário

.

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?